Ingredientes:
- 3 placas de massa folhada ( usei rectangular)
- 2 l de leite
- 180 gr de Amido de Milho
- 300 gr de açúcar
- 10 gemas de ovo
- limão (1 casquinha)
- um pau de canela
- uma pitada de sal
- amêndoa picada q.b.
Merengue (decorar):
- 100 gr de claras
- 40 gr de açúcar
- uma pitada de sal
- 160 gr de açúcar
- 40 gr de agua
Creme pasteleiro:
Dos 2 litros de leite separamos uma taça e o resto levamos ao fogão com a pele do limão e o pau de canela. Ao leite reservado juntamos as 10 gemas de ovo, os 180 gr de maizena e o açúcar. Bater esta mistura. Quando o leite começar a ferver juntar a mistura das gemas pouco a pouco e mexer continuamente até que volte a ferver de novo, (já terá espessado) altura em que retiramos o creme do fogão. Deitar num recipiente e tapar com película aderente tocando o creme (isto evitará que se forme uma capa na sua superfície) Reservamos.
Massa Folhada: Colocamos uma placa de massa folhada sobre um tabuleiro de forno. Tapamos com papel vegetal e colocamos outro tabuleiro em cima para evitar que a massa folhada suba (só picar a massa não é suficiente). Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 15/20 minutos aproximadamente, até que a massa esteja dourada. Repetir este processo com as restantes placas de massa.
Merengue: Começamos por preparar o xarope. Levamos num tacho ao lume os 160 gr de açúcar com os 40 gr de água. Quando se aproximar dos 100 ºC (temperatura a que ferve) devemos começar a bater as claras com uma pitada de sal (na máxima potencia da batedora). Quando atingirem o ponto de neve juntámos os 40 gr de açúcar e continuamos a bater (em media potencia).
Quando o xarope atingir los 120 ºC (ponto de fio), retiramos do fogo e em fio, muito lentamente vamos entornando o xarope sobre as claras sem parar de bater (media potencia o resto do processo). Quando terminar de deitar o xarope deve continuar a bater até que o merengue esteja totalmente frio. Será um processo um pouco demorado, mas dele dependerá o êxito do nosso merengue.
Montagem do bolo: colocamos uma primeira placa de massa folhada sobre um prato de bolo (onde o vamos servir). Colocamos sobre ela uma boa capa de creme pasteleiro. Repetimos esta operação com as restantes placas de massa folhada. Sobre a última colocamos uma capa muito fina de creme para que ao colocar a amêndoa, esta não caia. Decorar os laterais com merengue e cobrir a parte superior com a amêndoa.
Olivia este mil folhas esta divinal, eu que sou viciada em massa folhada não me pode escapar 🙂
Beijinho
Olivia, este bolo está simplesmente perfeito. Está lindo e eu aposto que está de comer e chorar por mais.
Confesso que pensava que seria bem mais complicado fazer este bolo, mas comprando a massa folhada penso que se torna bem mais simples.
Oliva es unha artista con todo o que fas!!! Da gusto vir a visitarte, tes un gusto especial para as receitas. E un honor para min ver as tuas propostas. Parabéns!!
Olivia estou pasma, que lindo bolo!!!
Actualmente já não abraço estes desafios ( fazer estes bolinhos elaborados) só aceito desafios para os provar:)))
Parabéns minha querida, está fantático!
Beijinhos.
Está mesmo lindo 🙂 Adoro massa folhada!
Beijinhos
Olivia que maravilha isso!! fiquei morrendo de vontade …amei as fotos, perfeitas…
um bj doce e apareca nas abobrinhas
roberta
http://www.docesabobrinhas.com
Nossa!!! Olivia, que delicia, esses confetes prateado, me lembrou a infância que eu adorava.
Boa semana amiga
Bjs cristalinos
Que lindo bolo, está muito bonito mesmo, adorei.
Parabéns
Que delicia de bolo, e fica com um aspecto maravilhoso
Bjs.
Paula