“No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!»
As tradições do dia de São Martinho
O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.
De acordo com alguns autores, como José Leite de Vasconcelos e Ernesto Veiga de Oliveira, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas. Em outros países, como na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões, e em Espanha matam-se porcos, tradição que deu origem ao ditado popular “a cada cerdo le llega su San Martín” (“cada porco tem o seu São Martinho”). Também no Reino Unido existe a expressão “verão de São Martinho” que, apesar de já raramente utilizada, está também ligada com a crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o feriado.
informação – Observador
Ingredientes:
- 1/2 kg de castanhas
- q.b. de sal
- q.b. de água
Preparação:
Golpeie as castanhas, na diagonal, na parte mais larga (“barriga”) e coloque-as numa taça com água e sal. Deixe-as demolhar entre 1h a 2h. Escorra a água e distribua-as, sem sobrepor, num tabuleiro em cima de papel vegetal. Salpique com sal e leve-as a assar em forno pré-aquecido a 220°, durante cerca de 20 minutos.
Retire-as do forno, embrulhe no papel e deixe-as repousar uns minutos cobertas com um pano de cozinha.
NOTA: este processo ajuda a que a casca e pele saiam mais fácil. O peso das castanhas deve ser adequado ao número de pessoas que as vão comer.