Ingredientes:
postas de Bacalhau demolhado
Batata
dentes de alho
cebolas
ovos cozidos
azeite q.b.
salsa q.b.
azeitonas pretas a gosto
leite magro q.b.
Preparação, segundo a receita original de José Luís Gomes de Sá Júnior:
“Pega-se no bacalhau demolhado e deita-se numa caçarola. Depois, cobre-se tudo com água a ferver, e, depois, tapa-se com uma baeta grossa ou um pedaço de cobertor e deixa-se, então, assim, sem ferver, durante 20 minutos. A seguir, ao bacalhau que está na caçarola e que devem ser 2 quilos pesados em cru, tiram-se-lhe todas as espinhas e faz-se em lascas e põe-se num prato fundo, cobrindo-se com leite quente, deixando-o, em infusão, durante uma hora e meia a duas horas. Depois, em uma travessa de ir ao forno, deita-se três decilitros de azeite fino do mais fino (isto é essencial), quatro dentes de alho e oito cebolas a alourar. Ter já dois quilos de batatas (cortadas, à parte, com casca) às quais se lhes tira a pele e se cortam às rodelas da grossura de um centímetro e bota-se as batatas mais as lascas do bacalhau, que se retiram do leite. Põe-se, então, na mesma travessa, no forno, deixando-se ferver tudo, por dez a quinze minutos. Serve-se, na mesma travessa, com azeitonas grandes pretas, muito boas, e mais um ramo de salsa muito picada e rodelas de ovo cozido. Deve-se servir bem quente, muito quente.”
A receita é retirada de um manuscrito, atribuído ao próprio José Luís Gomes de Sá, que teria vendido a receita a um seu colega e amigo, João, cozinheiro do Restaurante Lisbonense, localizado na Travessa dos Congregados, na cidade do Porto, com a deliciosa nota: “João, se alterar qualquer coisa, já não fica capaz”. O aviso de que “Deve-se servir bem quente, muito quente” também tem de ser sempre, impreterivelmente, cumprido, para que o prato tenha qualidade.
Ingredientes:
- 500g bacalhau demolhado
- 500g batatas
- 100ml azeite
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- 400ml de leite
- 2 ovos cozidos
- azeitonas q.b.
- salsa picada q.b.
- sal e pimenta q.b.
Preparação:
1- Coloque o bacalhau num tacho e cubra-o com água a ferver. Tape o tacho, cubra com um pano de cozinha e deixe ficar assim durante 20 minutos.
2- Retire as peles e as espinhas ao bacalhau e desfaça-o em lascas.
3- Devolva-as ao tacho, cubra com o leite bem quente e deixe ficar abafado durante cerca de 2 horas.
4- Lave as batatas e coza-as com a pele (pode aproveitar a água onde cozeu o bacalhau). Verifique o sal.
5- Corte as cebolas e os dentes de alho às rodelas e leve a alourar ligeiramente no azeite.
6- Junte o bacalhau, bem escorrido, e as batatas às cebolas e mexa ligeiramente, sem deixar refogar. Verifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta (moída na ocasião).
7- Deite num tabuleiro e leve ao forno bem quente durante 10 minutos.
8- Retire do forno, polvilhe com salsa picada, junte as rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.
NOTA: pode optar por utilizar um recipiente que dê para fogão e forno (como eu usei). Não deite fora o leite onde o bacalhau esteve, pois pode usar para fazer um molho branco (com manteiga e farinha). Esse molho pode ser usado na confecção de outro prato de bacalhau.
Adoro bacalhau à Gomes de Sá. O prato aqui "oferecido" tem um aspeto divinal.
.
Saudação amiga
Abraço
Muito obrigada 😊
Saudação amiga
Abraço
Gosto muito!
Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira
Obrigada, Mary.
Beijinhos e bom fim de semana 😘