Doces

Pavlova

Ingredientes:

  • 4 claras (120 gramas) de ovo
  • 200 gramas de açúcar em pó (usei RAR)
  • 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
  • 1 colher de chá de vinagre branco
  • 1/2 colher de sopa de amido de milho (maisena)

cobertura:

  • 240 ml de natas
  • 20 g de açúcar granulado branco (ou a gosto)
  • 1/2 colher de chá de extracto de baunilha

Fruta fresca (a gosto): kiwi, morangos, framboesas, amoras, maracujá, pêssego, abacaxi ou outra fruta de sua escolha.

Preparação:
Pré aqueça o forno a 130ºC.
Forre um tabuleiro com papel manteiga (papel vegetal) e desenhe um círculo de 18 cm no papel. Vire o papel, de modo que o círculo fique no lado inverso.

Para fazer a Pavlova primeiro bata as claras até formar picos moles. Em seguida, adicione o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, e continue a bater até o merengue formar picos duros e brilhantes.

Junte o extracto de baunilha. Com uma espátula de borracha, envolver delicadamente o amido de milho e o vinagre. (Adicionando estes dois ingredientes vai dar à Pavlova uma crosta tostadinha)

Cozer durante 60 a 75 minutos ou até o exterior estar seco e com uma cor creme pálida. Desligue o forno, deixe a porta entreaberta, e deixe o merengue esfriar completamente dentro do forno. (A parte externa do merengue vai-se sentir firme ao toque, se suavemente pressionado. O interior fica macio, semelhante a marshmallowy.) 

O merengue depois de frio pode ser armazenado em local fresco e seco, num recipiente hermético, por alguns dias.

Vídeo da preparação:
https://www.youtube.com/watch?v=98IV1k7DXXc&feature=player_embedded

19 Comments

  1. Olá! Adoro Palvlova, fiz uma vez, mas abateu, não sei o que fiz mal, será que tem que ficar no forno a arrefecer? Obrigada pela atençao!
    Nathalie Carvalho

  2. Olá Nathalie!

    Sim… penso que terá sido mesmo esse o problema.
    É fundamental que fique no forno até arrefecer!
    Experimente de novo e depois conte-nos, por favor 😉

    Bom domingo! Bjs

  3. É um bolo tão fofo e especial. As claras dão-lhe uma textura imbatível e tem um sabor divinal! E depois acima de tudo, ficou linda! 🙂 Parabéns!

  4. Olá Olivia, estou com um problema bem espinhoso, costumo fazer imensas pavlovas e sempre ficaram bem, ao deitar no papel vegetal para ir ao forno sempre firmes. Desde que a batedeira avariou e tive de comprar outra que nunca mais calharam bem, fica muito liquido o preparado e não consigo sequer fazer a cavidade central. Será porque a batedeira começa logo a bater muito rápido? è porque de resto faço sempre tudo igual como antes! Obrigado. Beijinhos

    1. Olá Elsa,

      É complicado eu poder garantir que se deve à batedeira bater muito rápido no início…

      Não é possível reduzir a velocidade da mesma?

      A confecção de doçaria é muito sensível a mudanças. Terá que experimentar mais umas vezes, até que volte a sair bem.

      Peço desculpa por não a conseguir ajudar muito mais.

      Obrigada. Beijinhos

  5. Olá Olivia, desculpe só agora responder mas tenho andado a mil. A batedeira no 1 começa logo a meu ver a bater muito depressa comparada com a anterior daí ter achado que podia ser disso.Na anterior mesmo deitando a açucar todo duma vez ficava bem e agora ai de mim se o deito todo, tem de ser mesmo aos poucos. Esta última que fiz ficou firme e consegui fazer a concavidade mas foi a 1ª vez que não a consegui tirar do papel vegetal pois começou a partir toda! Sinceramente não sei o que se passa. Mas obrigado na mesma. Beijinhos

  6. Sempre que coloco no forno ela começa tipo derramar um liquido comi se fosse do extrato de baunilha… Até ai tudo bem mas nunca consigo retirar do papel manteiga, deixo por volta de 3h a 180c com a colher na porta e ainda fica ou mole embaixo ou começa a quebrar… Oque fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *