Doces

Aletria Doce à Antiga



Há cá em casa um livro muito velho (além de muito antigo, está mal tratado e parece mais velho ainda) que tem receitas fabulosas! Um livro que andou esquecido e quase foi parar ao caixote do lixo… mas que me acabou por vir parar às mãos.

Que grande perda seria!!!

Uma selecção de antigas receitas tradicionais portuguesas, que me deixa vontade de as experimentar a todas! Assim eu dure muito anos, para o fazer 😉


A seguir ao título, vem sempre uma breve descrição acerca da origem do prato, que nos faz perceber o quão antigas algumas receitas são. Desta aletria reza o seguinte:


“Sendo embora um doce nacional, esta aletria costuma marcar presença entre as sobremesas servidas nas bodas beirâs. Hoje em dia, é usual cozer a aletria em leite adoçado e aromatizado com limão e só depois de o doce ter absorvido todo o leite juntar as gemas e levar novamente ao lume durante 1 ou 2 minutos.”





Ingredientes:

  • 125g de Aletria
  • 250g de açúcar
  • 4 gemas
  • Limão, canela em pau e em pó q.b.

Preparação:


Leve o açúcar ao lume, coberto de água, com um pau de canela e uma
lâmina de casca de limão. Em atingindo o ponto de pérola, junte a
aletria, previamente cozida e bem escorrida. Deixe ferver. Depois de
arrefecer, adicione as gemas batidas e leve de novo o preparado ao lume.
Retire à primeira fervura, deite numa travessa e polvilhe depois com
canela em pó.

in, Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa

9 Comments

  1. Adorei!! Que cor fabulosa! E esta receita indica que a aletria se faz com água, tal como a minha avó fazia, como a minha mãe faz, e como eu gosto de comê-la. Não aprecio a versão com leite, e também por isso fiquei já com esta receita debaixo de olho. Obrigada pela partilha!

  2. É engraçado como relacionamos uma receita com uma determinada pessoa. Se os meus avós se encarregavam do tronco de Natal e das trouxas de ovos, já a mãe da minha madrasta preparava o peru e a aletria ficava a cargo de uma tia minha do Porto. Nem valia a pena inventar mais porque a receita feita por ela batia sempre recordes. Como há muitos anos que não estou com ela e era a "cliente" favorita da sua aletria, quem sabe este ano experimento a tua receita e fico eu a detentora de preparar esta maravilha!

    Não te esqueças de participar no passatempo de Natal: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *