Doces

(outra) Tarte de casulas e amêndoa

(outra) Tarte de casulas e amêndoa

Na publicação anterior, contei-vos que andava em experiências com as casulas (lá explico o que são as casulas). Andava mesmo!

E, em abono da verdade, devo dizer que valeu a pena. Esta tarte ficou, na opinião de quem provou, (ainda) melhor que a anterior!

Ficam com as duas versões para testarem, sendo que a primeira é um bocadinho mais “magra” e a segunda é para os mais gulosos (como eu).

Se fizerem alguma, depois partilhem connosco como correu. É óptimo saber a vossa opinião 😉

Ingredientes:

  • 400g de açúcar
  • 100ml de água
  • 180g de casulas cozidas (ou feijão branco)
  • 150g de amêndoa moída (farinha)
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • 6 gemas de ovo
  • 1 raspa de limão
  • raspas de amêndoa para decorar (opcional) 

obs.: se não conseguirem arranjar as casulas, podem substituir pelo mesmo peso de feijão branco cozido.

Preparação:

Ponha as casulas de molho de véspera. 
Num tacho, ferva água com uma pitada de sal, deite as casulas escorridas e deixe cozer. A cozedura verifica-se através dos feijões. Em geral, esta cozedura demora pouco mais de 1 hora.
Leve ao lume um tacho com a água e o açúcar para fazer uma calda transparente (ponto de fio ligeiro). Assim que atingir o ponto desejado, retire imediatamente do lume e deixe amornar um pouco. 
Deite as casulas, cozidas, no copo do liquidificador, adicione a manteiga (laminada fina), os 2 ovos inteiros e triture bem até obter um puré.
Verta o puré num recipiente, acrescente a farinha de amêndoa e a raspa de limão. Aos poucos, e mexendo sempre, junte a calda de açúcar. Coloque um coador de malha fina e sobre este deite as gemas de ovo (isto é importante, pois vai impedir que a membrana que envolve a gema se junte ao doce e lhe confira um sabor e textura desagradável). 
Assim que as gemas tenham passado totalmente para o recipiente, retire o coador e envolva bem, sem bater, a gemada na calda de feijão e amêndoa.
Estique a massa folhada em cima de uma tarteira (ligeiramente untada) e pique o fundo com um garfo. 
Deite o recheio por cima da massa e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, cerca de 30 minutos. Ao fim deste tempo aumente para 200ºC e deixe cozer mais 10 minutos, ou até que a massa esteja dourada e o centro da tarte se apresente firme ao toque. (verifique, pois os fornos variam) 
Deixe arrefecer e polvilhe com raspas de amêndoa (ou outro ingrediente a gosto).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *