Bolos

Pão-de-ló de Viseu (Beira Alta)

Pão-de-ló de Viseu (Beira Alta)

“O pão-de-ló é um bolo caseiro muito apreciado. O segredo para que este pão-de-ló, originário de Viseu, cresça e fique muito fofo está no bater muito bem as gemas com o açúcar até se obter uma massa esbranquiçada e com bolhas.”

 in, Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa

Creio que, mais que nunca, faz sentido acrescentar que a qualidade dos ovos é de extrema importância para a obtenção de um bom resultado final .

Tenho a felicidade de ter amigas e amigos que me vão presenteando com produtos de rara qualidade, que muito me satisfazem e permitem experimentar os verdadeiros sabores dos alimentos.

Desta vez, o presente é “de oro”, como diz a caixa onde vinham estes preciosos ovos.

Deixo aqui um grande beijinho à Deolinda, não só pelos ovos, mas também porque é uma pessoa que muito prezo. Por favor não deixes de criar galinhas e trata bem da tua horta  😉

Vou-me repetir… mas eu também quero uma horta!!!

Ingredientes:

  • 8 gemas + 6 claras
  • 200g de açúcar…
  • 100g de farinha
  • manteiga e farinha q.b.

Preparação:

Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter uma massa grossa. Junte as claras em castelo e por fim a farinha. Envolva e leve a forno moderado (180ºC – usei eu) em forma redonda com chaminé untada com manteiga e polvilhada com farinha.
 
 
 
 
 
 

28 Comments

  1. Adorei o teu pão de ló…ainda para mais que eu tenho raízes Beirãs e a minha avó costumava aproveitar o calor do forno quando acabava de cozer o pão para fazer pão de ló, saudades…

    E é verdade os ovos caseiros tornam tudo melhor e vê-se logo na cor do teu bolinho, eu tenho essa sorte, horta, ovos caseiros, fruta dos pomares da família, vinho e azeite do sogro e dos tios..sabores ipossíveis de comprar 🙂

    1. Eu sou beirã adoro pão de ló…..neste momento está no forno, oxalá fique tão lindo como o seu…grata pela partilha. 😘

  2. Que lindo pão-de-ló! Eu faço sempre com ovos de compra :/ Raramente os tenho caseiros… Mas contribuem mesmo para o sucesso de um bolo! Esse está com uma cor tão agradável 😀

    1. A farinha que utilizei já tinha fermento. Mas é dispensável, pois a quantidade de ovos que leva é suficiente para o fazer crescer.

    1. Bom dia, coze cerca de 40 minutos. A partir desse tempo deve estar-se atento ao forno e verificar a cozedura com um palito. Não deve cozer demasiado

  3. Sou da Beira Baixa e a foto do bolo remeteu-me para os meus tempos de menina, tinha uma tia que fazia pão de ló e tinha este aspecto, um aspecto maravilhoso….obrigada pela receita, vou fazer e matar saudades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *