Há pratos extraordinariamente bonitos que nos fazem babar só de olhar. Quantas vezes nos dá vontade de ir imediatamente para a cozinha, experimentar tal delícia.
Depois há outros, como este que vos apresente hoje, que mesmo não tendo tanta espectacularidade visual, são incrivelmente aromáticos e deliciosos.
Há, felizmente, uma cultura gastronómica que vamos construindo desde tenra idade e que acaba por ser uma miscelânea das nossas experiências e vivências.
No entanto, creio que os sabores e aromas da infância são aqueles que mais nos marcam e os que acabamos por procurar repetir na idade adulta.
Muitas vezes me vêm à memória as comidas (e bebidas) que provei e a forma como as vi ser preparadas. Apesar de ter outras lembranças, aquelas que mais recordo – talvez por serem diferentes do habitual – estão ligadas a Valença do Minho, à terra, aos animais, às matanças, às colheitas, ao vinho, ao fumeiro, etc.
Porco, vinho tinto, muita gente, muita festa! 🙂
Ingredientes:
- 1 kg de lombo de porco (cachaço)
- q.b. de vinho tinto (de muito boa qualidade)
- 4 dentes de allho (esmagados com casca)
- q.b. de sal e pimenta
- 1 folha de louro
Preparação:
Com 3 ou 4 dias de antecedência, partir a carne aos pedaços e temperar com todos os ingredientes (a carne deve ficar semi-coberta pelo vinho) .
Tapar e deixar marinar.
No dia de cozinhar, deitar carne e marinada numa tagine (ou tacho, na falta desta) e levar ao lume muito brando (o mínimo) e deixar cozinhar, sem destapar, cerca de 3/4 horas.
que tagine com aspeto bom….
O Cantinho dos Gulosos
Que bom aspect 😉
A minha avó não gosta de usar vinho tinto por a comida ficar escura… Mas acho que se provasse isso ia mudar de ideias 😀